quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O Nome do Vento

Esta é a primeira resenha do meu blog, “O porão da leitura”. Criei este blog pois fui convidado (na verdade desafiado) por dois amigos meus, o Felipe e a Vanessa, a participar de um pequeno projeto pessoal deles, que funciona da seguinte maneira: cada um deve escolher em uma seguinte ordem (que foi sorteada), um livro que todos devem ler em um prazo estipulado. Após a leitura do livro, cada um deve escrever uma resenha e postar no seu blog. Para ser sincero, foi a partir deste ano que descobri o prazer da leitura (não ler por obrigação como na escola). Em assunto de resenhas ainda sou um jovem aprendiz (padawan como o Felipe gosta de dizer), entretanto, desafio é desafio e não posso recusar. =)
Como disse foi sorteado e o Felipe foi o primeiro a escolher o título que deveríamos ler, ele escolheu o livro “O Nome do Vento” de “A Crônica do Matador do Rei: Primeiro Dia”, escrito por Patrick Rothfuss, um livro excepcional, digno de cinco estrelas, que me deixou ansioso para ler o próximo.




Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Arqueiro - 2009
Páginas: 656
A pousada marco do percurso está em silencio, um silencio que não é absoluto, ele é cortado pelo som de uma pena a bailar com extrema velocidade pelo papel, enquanto uma história é contada.
A pedido de um renomado cronista, famoso em descobrir e escrever histórias, Kvothe, aparentemente um simples hospedeiro de cabelos vermelhos e olhos cansados, descreve a sua história.
Sua narrativa inicia-se no seu tempo de menino, viajando com a trupe de sua família, passa por seus momentos de maltrapilho nas ruas de Tarbean, até realizar seu sonho de entrar para a universidade. Na universidade as metas de Kvothe seguirão três pontos, mesmo que involuntariamente: procurar todo e qualquer conhecimento sobre o misterioso grupo que matou sua família, o Chandriano. Buscar meios de obter dinheiro, para seu sustento e também para a taxa escolar da universidade e, correr atrás de uma linda e misteriosa moça que nunca é encontrada e está sempre mudando de nome.
Simplesmente um livro espetacular, perfeito para aqueles que gostam de literatura fantástica, com um personagem ousado e inteligente, ingênuo mas persistente, e para completar, um esplendido músico. Sua realidade vai se transformando e as dificuldades crescendo, grandes amizades vão se formando, muitos inimigos vão surgindo, e o personagem vai amadurecendo, ou não! =D

2 comentários: