quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O Nome do Vento

Esta é a primeira resenha do meu blog, “O porão da leitura”. Criei este blog pois fui convidado (na verdade desafiado) por dois amigos meus, o Felipe e a Vanessa, a participar de um pequeno projeto pessoal deles, que funciona da seguinte maneira: cada um deve escolher em uma seguinte ordem (que foi sorteada), um livro que todos devem ler em um prazo estipulado. Após a leitura do livro, cada um deve escrever uma resenha e postar no seu blog. Para ser sincero, foi a partir deste ano que descobri o prazer da leitura (não ler por obrigação como na escola). Em assunto de resenhas ainda sou um jovem aprendiz (padawan como o Felipe gosta de dizer), entretanto, desafio é desafio e não posso recusar. =)
Como disse foi sorteado e o Felipe foi o primeiro a escolher o título que deveríamos ler, ele escolheu o livro “O Nome do Vento” de “A Crônica do Matador do Rei: Primeiro Dia”, escrito por Patrick Rothfuss, um livro excepcional, digno de cinco estrelas, que me deixou ansioso para ler o próximo.




Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Arqueiro - 2009
Páginas: 656
A pousada marco do percurso está em silencio, um silencio que não é absoluto, ele é cortado pelo som de uma pena a bailar com extrema velocidade pelo papel, enquanto uma história é contada.
A pedido de um renomado cronista, famoso em descobrir e escrever histórias, Kvothe, aparentemente um simples hospedeiro de cabelos vermelhos e olhos cansados, descreve a sua história.
Sua narrativa inicia-se no seu tempo de menino, viajando com a trupe de sua família, passa por seus momentos de maltrapilho nas ruas de Tarbean, até realizar seu sonho de entrar para a universidade. Na universidade as metas de Kvothe seguirão três pontos, mesmo que involuntariamente: procurar todo e qualquer conhecimento sobre o misterioso grupo que matou sua família, o Chandriano. Buscar meios de obter dinheiro, para seu sustento e também para a taxa escolar da universidade e, correr atrás de uma linda e misteriosa moça que nunca é encontrada e está sempre mudando de nome.
Simplesmente um livro espetacular, perfeito para aqueles que gostam de literatura fantástica, com um personagem ousado e inteligente, ingênuo mas persistente, e para completar, um esplendido músico. Sua realidade vai se transformando e as dificuldades crescendo, grandes amizades vão se formando, muitos inimigos vão surgindo, e o personagem vai amadurecendo, ou não! =D

Por que "Porão da Leitura"?

No primeiro post, quero falar sobre o nome do blog. Por que “Porão da Leitura?”. Em mim, assim como na maioria das pessoas, sei que logo quando pensamos na palavra “Porão”, nossa mente logo nos traz a imagem de um lugar escuro, abafado, e cheio de coisas guardadas. Quando criança (alguns ainda adultos), há até quem tenha  medo do porão, por causa dos monstros kkk. Mas refletindo por um momento, encontrei duas grandes qualidades dos porões, e descobri que, com alguns ajustes eles se tornam perfeitos para aqueles que amam ler. Em primeiro lugar, por serem no subsolo, porões são extremamente silenciosos, aprova de todo e qualquer ruído da casa (a irmã cantando, as crianças brincando, os avós reclamando... kkk). Sua segunda qualidade, é o fato de eles raramente receberem visita, pois o necessário ou popular da casa como geladeira, televisão, computador... estão em outros cômodos, onde a aglomeração de familiares se torna maior. Mentalize por um momento, um porão com uma boa iluminação, uma boa ventilação, e algo confortável (no meu caso uma poltrona), torna-se um lugar espetacular, uma fortaleza para os leitores, um “Porão da Leitura”. =D